quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sistema de Gestão Integrado – ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001, SA 8000, ISO 27001


Cada negócio compreende uma grande diversidade de aspectos que necessitam ser gerenciados e normalmente estão separados.
É possível, com disposição, visão holística e multidisciplinar, implantar um sistema que identifique riscos independentemente da fonte, em todos os processos. Quando um negócio é iniciado, ele tem como objetivo dar lucro, e qualquer risco para este resultado deve ser identificado, suas conseqüências analisadas e ações para impedir o prejuízo devem ser tomadas.
Sistemas de Gеstão
As empresas iniciaram seus processos de melhoria para aumentar a rentabilidade através de investimentos na quаlidаde do produto, atendimento, prazo e preço; caminharam através de O&M, Deming, Quаlidаde Total, normas para Gеstão de Sistemas como a CSA Z-299 do Canadá, as BS da Inglaterra e, finalmente, a série lSO 9000. Mas esta abrangência não foi suficiente para a gestão do negócio e a padronização começou a incorporar outros aspectos como Meio Ambiente (lSO 14000), Segurança e Medicina do Trabalho (OSHAS 18000), Responsabilidade Social (AS 8000), Sistema de Segurança da Informação (lSO 27000), etc.
É necessário visão e entendimento do negócio para a implantação de um sistema abrangente, pois não basta garantir que o produto seja entregue dentro da especificação no prazo e local acordados: é necessário também garantir que o faturamento, cobrança e recebimento sejam corretamente realizados, e, portanto, não se pode deixar de fora a área financeira como ocorre na maioria das certificações da lSO 9001.
Implantação de um Sistema de Gеstão Integrado
Existem empresas que fazem planejamento muito bem. As multinacionais normalmente têm este conceito na cultura organizacional e sobrevivem muito mais e melhor; já as empresas brasileiras, principalmente aquelas que ainda não se profissionalizaram, não compreendem a necessidade do planejamento estratégico e trabalham administrando o dia a dia sem clara visão de futuro, o que conduz a futuros incertos e faz com que 50% das novas empresas não sobrevivam mais de 5 anos, o que também faz com que o empreendedor perca o investimento realizado e que um grande número de profissionais fiquem desempregados.
É preciso analisar as condições atuais de cada janela, identificar necessidades de melhoria a curto, médio e longo prazo, definir estratégias, planos de ação ou projetos que deverão ser realizados, e colocar a mão na massa, sempre acompanhando e cobrando os resultados dos responsáveis no prazo acordado. Desta forma, pode-se evitar as surpresas, e estar de prontidão para situações difíceis, de modo a melhorar continuamente.
Para implantar um sistema integrado que realmente tenha valor para o negócio é necessário, entre outras coisas: conhecimento multidisciplinar; planejamento estratégico; iIdentificação de todos os processos da organização; identificação e análise de aspectos / perigos e impactos / riscos; identificação da legislação, normas, boas práticas; priorização dos riscos; definição de melhorias, controles / mitigações, objetivos / metas e programas / planos de emergência; definição de treinamentos e comunicação; implantação do sistema de gestão (manual, monitoramento, não conformidades ações corretivas e preventivas, аuditorias, registros, análise crítica).
Pesquisa personalizada