sexta-feira, 18 de março de 2011

Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde

Muitos são os problemas ambientais e que a cada dia tornam-se preocupantes por que põe em risco toda a sustentabilidade dos ecossistemas existentes e a vida humana.  Não são raros os casos de animais em extinção ou fazem parte de uma condição ambiental em desequilíbrio ecológico.  Destacam-se ainda a destruição da camada de ozônio, o esgotamento acelerado dos recursos naturais e outros.
Seria possível reter o crescimento e inovações tecnológicas que tornam a nossa vida mais fácil a cada dia?  Acredito que não.  É imprescindível no entanto que busquemos novas formas de continuar crescendo economicamente possibilitando a renovação sustentável do meio ambiente.  Não será em virtude de um esforço isolado, no entanto, que conseguiremos chegar a esse novo modelo de crescimento.  É preciso uma união de esforços em vários níveis de nossa sociedade.  Os indivíduos devem adotar uma nova postura procurando respeitar cada vez mais o meio ambiente reduzindo ao máximo o uso de recursos naturais.  As empresas devem continuar crescendo em produtividade, mas visando ao máximo evitar que impactos ambientais negativos sejam façam parte de seu histórico produtivo.  O Poder Público deve, também adotar uma inovadora política na regulamentação dos usuários de recursos naturais evitando o desgaste excessivo do meio ambiente.
Hoje percebemos em função da gama de informações e de uma exigência de mercado as empresas não podem mais encarar as obrigações ambientas como uma pressão dos órgãos ambientais que apenas aumentam os custos.  Hoje os aspectos ambientais precisam ser encarados como fatores competitivos facilitando a inserção das empresas em um mercado mais exigente e observador quanto à postura da empresa.
A sociedade vem aumentando o nível de exigências para que as empresas apresentem desempenho nas questões públicas e sociais compatíveis com o seus resultados econômicos. Novos valores foram inseridos no contexto empresarial, como por exemplo: os princípios éticos, as práticas de gestão, a aplicação de tecnologias e a responsabilidade social. Dentre os novos valores das organizações destacam-se os sistemas da Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS). Esses sistemas, contudo, podem ter um impacto significativo no cotidiano das organizações para que estas atinjam seus objetivos, devendo ser tratados de forma integrada de modo que agreguem valor ao negócio das empresas.
Para que isso ocorra de uma forma eficiente é necessário dispor alguns elementos que podem ajudar a reduzir custos sem diminuir a produtividade agregando valores de responsabilidade social e ambiental.
Ao integrar Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, as empresas dispõe de uma amplitude maior no tratamento de possíveis doenças ocupacionais e doenças do trabalho bem como diminuem a possibilidade de acidentes entre seus colaboradores, ambientais, máquinas e equipamentos.  A médio e longo prazo perceberá que os investimentos na renovação ou adequação a nova realidade corporativa de suas Políticas de Segurança e Saúde Ocupacional, Ambiental e de Qualidade diminuíram os riscos de acidentes, aumentaram a produtividade, evitaram o desperdício de matéria prima, o retrabalho e trouxeram satisfação para seus colaboradores.
A incorporação de normas internas, normatizações e procedimentos são ferramentas fundamentais e imprescindíveis na obtenção desses resultados positivos.
Lembrando que por mais que se faça é de suma importância a manutenção dos resultados e programas implementados, a verificação constante dos registros, análises administrativas e um ótimo programa de gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada