terça-feira, 18 de outubro de 2011

MEIO AMBIENTE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

CONCEITO


Para poder aplicar educação ambiental antes entender Meio Ambiente,  que deixar bem claro, que hoje temos mais do que florestas, rios, mares e montanhas; não podemos nos esquecer que alem da natureza temos os fatores psicossociais gerados pelo estilo de vida do ser humano moderno, como comportamento, bem estar, trabalho, saúde, alimentação, entre outros; somados aos fatores sociais, como cultura, civilidade, convivência, hábitos, etc.
Fica impossível hoje quere implantar Educação Ambiental na vida das pessoas sem fazer relação com o seu dia-dia, com o que elas vêem e sentem, com seu bairro, com sua saúde, com as alternativas ecológicas, com seu cotidiano.
Educação ambiental é mudança de comportamento e precisa que todos entrem em cena.Educação ambiental é tema obrigatório nos encontros de ecologistas, todos são favoráveis á educação ampla obrigatória, mas como fazer dela uma prática rotineira.
Hoje escolas, empresas estão todos preocupados.Como foi dito anteriormente, hoje o meio ambiente, é tudo que cerca e que nos acontece. È impossível ensinar numa sala de aula a organização espacial das atividades e da rede de cidades sem mostrar seus impactos ambientais.Falar sobre corpo humano e saúde sem explicar por que as doenças tem causas ambientais.Não fazendo isso estaríamos ignorando as interações da espécie com o meio que a envolve.

MEIO AMBIENTE EM SEU LAR


Estão sendo desenvolvidos hoje muitos projetos que estudam e ampliam alternativas para a alimentação, a medicalização da saúde, o equilíbrio corporal e espiritual, a reprodução humana, os espaços de convivência e qualidade de vida, o que mostra a necessidade das pessoas em mudar para se adaptar a um novo meio ambiente.Será que isso tudo esta mesmo ligado ao meio ambiente?
Um bom exemplo disso é o desequilíbrio gerado pela constante intervenção da instituição médicas no cotidiano dos indivíduos.O que ocorre devido ao crescente uso da medicina curativa que atua sobre os efeitos da doença, favorecendo a auto-medicação por exemplo, ao contrario da medicina preventiva.
Numerosas doenças têm sido geradas por fatores ambientais, como a poluição, a falta de saneamento, a má qualidade da água e da alimentação.O que nos leva a ter que discutir cada um desses assuntos separadamente.

POLUIÇÃO DA ÁGUA


É o lançamento ou infiltração de substâncias nocivas na água. As atividades agrícolas,industrias, mineradoras, os esgotos e a intolerância do homem são as principais fontes de poluição das águas.

AS CAUSAS DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS.


Desde a antiguidade o homem já lançava os seus detritos na água, porém, esse procedimento não causava muitos problemas, pois os rios, oceanos e lagos têm o poder de autolimpeza.
Depois da Revolução Industrial o volume de detritos despejados nas águas aumentou  bruscamente, comprometendo a capacidade de purificação dos rios, oceanos e lagos.Entre as substâncias despejadas estão os compostos orgânicos, minerais, derivados do petróleo, chumbo e mercúrio, pelas indústrias; fertilizante, pesticidas e herbicidas, pela agricultura. A poluição das águas também é causada pelos esgotos das cidades e regiões agrícolas.
São lançados diariamente 10 bilhões de litros de esgoto que poluem os lagos, oceanos e áreas de mananciais.Exemplos de irresponsabilidade não faltam: 63% dos depósitos de lixos no Brasil estão em rios, lagos e restingas, nos chamados corpos d’água.A Bahia, quarta economia do País, desperdiça 50% da água produzida, o que daria para abastecer satisfatoriamente 5 bilhões dos seus 12,1 milhões de habitantes.Menos da metade (43,7%) tem serviço regular de abastecimento de água.A má utilização dos recursos hídricos já preocupa a sociedade, especialmente entidade ligadas ao setor de saneamento e meio ambiente, devido á inexistência de um a política de gerenciamento e usos múltiplos da água. No mundo inteiro, o quadro é de escassez e mau uso da água.A escassez é causada pela combinação de crescimento populacional exagerado e inexistência de reservas naturais.A má utilização, o uso irracional e a deterioração da qualidade da água se constituem grandes desafios para países ricos e pobres.Por sinal, poucos são os países onde as reservas são administradas de forma eficiente e responsável.
Os compostos orgânicos lançados nas águas provocam um aumento no número de microrganismos decompositores. Esses microrganismo consomem todo o oxigênio dissolvido na água; com isso os peixes que ali vivem podem morrer, não de envenenamento, mas por asfixia.
As fezes quando erradamente conduzidas ás águas das estações de tratamento podem contaminar os rios e lagos.As fezes acumulam-se na superfície da água, impedindo a entrada de luz. Os vegetais que vivem no fundo dos rios e lagos, como as algas, ficam impossibilitados de realizar a fotossíntese e conseqüentemente de produzir oxigênio.Os animais que se alimentam-se dessas algas acabam morrendo.
Sobrevivem apenas as bactérias anaeróbias que são capazes de viver na ausência de oxigênio.Essas bactérias podem causar males á saúde humana.
Entre as doenças causadas direta ou indiretamente pela água contaminada estão a disenteria, a amebíase, a esquistossomose, a malária, a leishmaniose, a cólera, entre várias outras.Os oceanos recebem boa parte dos poluentes dissolvidos nos rios e riachos, além do lixo dos centros industriais e urbanos.Em muitas regiões litorâneas, onde isso ocorre, as praias tornam-se impróprias para o banho de mar.O excesso de material orgânico no mar acabam formando as chamadas “marés vermelhas”, que matam os peixes e tornam os frutos do mar impróprios para o consumo.
Na agricultura os fertilizantes, os pesticidas e herbicidas são arrastados para os nos com as chuvas.O contato desses poluentes com o solo ou com a água podem contaminar os lençóis freáticos.

ALGUMAS MEDIDAS PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS


*Implantação de novas estações de tratamento de esgoto;
*Campanhas publicitárias, buscando a explicação de técnicas de saneamento para a população carente;
*Saneamento básico para todos;
*Campanha de conscientização da população para os riscos da poluição;
*Cooperação com as entidades de proteção ambiental;
*A existência de Lei mais rigorosas que obriguem as industrias a tratarem seus resíduos antes de lança-los nos rios e oceanos.Penalizações para as industrias que não estiverem de acordo com as Leis.No caso de reincidência o seu fechamento é inevitável;
*Investimento nas áreas de fiscalização dessas industriais;
*Ampliação de rede de esgoto;
*Investimentos na construção de navios mais seguros para o transporte de combustíveis;
*Criação de produtos químicos mais seguros para a agricultura;
*Melhoramentos no sistema de coleta de lixo;

POLUIÇÃO DO AR


É caracterizada pela presença de gases tóxicos e partículas líquidas ou sólidas no ar.
Os escapamentos dos veículos, as chaminés das fábricas, as queimadas estão constantemente lançando n o ar grandes quantidades de substâncias prejudiciais á saúde.

AS CAUSAS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA


Nos grandes centros urbanos e industrias tornam-se freqüentes os dias em que a poluição atinge níveis críticos.Os escapamento dos veículos automotores emitem gases como o manóxido (CO) e o dióxido de carbono (CO2), o óxido de nitrogênio (NO), o dióxido de enxofre (SO 2) e os hidrocarbonetos.As fábricas de papel e cimento, industrias químicas, refinarias e as siderúrgicas emitem óxido sulfúricos, óxidos de nitrogênio , enxofre, partículas metálicas ( chumbo, níquel e zinco) e substância usadas na fabricação de inseticidas.
Produtos como os aerossóis, espumas plásticas, alguns tipos de extintores de incêndio, materiais de isolamento de construção, buzinas de barcos, espuma para embalagem de alimentos, entre vários outros liberam clorofluorcarbonos (CFCs).Todos esses poluentes resultantes das atividades humanas e são lançados na atmosfera.

OS EFEITOS

A emissão excessiva de poluentes tem provocado sérios danos á saúde como problemas respiratório ( bronquite crônica e asma), alergia, lesões degenerativas no sistema nervoso ou em órgão vitais até câncer. Esses distúrbios agravam-se pela ausência de ventos e no inverno com o fenômeno da inversão térmica (ocorre quando uma camada de ar frio forma uma parede na atmosfera que impede a passagem do ar quente e a dispersão dos poluentes).Morreram em decorrência desse fenômeno cerca de 4.000 pessoas em Londres no ano de 1952.
Os danos não se restringem a espécie humana.Toda a natureza á afetada.A toxidez do ar ocasiona a destruição de florestas, fortes chuvas que provocam a erosão do solo e o entupimento dos rios.No Brasil, dois exemplos de cidades totalmente poluídas são Cubatão e São Paulo.Os principais impactos ao meio ambiente são a redução da camada de ozônio, o efeito estufa e a precipitação de chuva ácida.

CHUVA ÁCIDA


A queima incompleta dos combustíveis fósseis pelas industriais  e pelos veículos produzem o gás carbônico junto com outras formas oxidadas do nitrogênio e do enxofre que são liberados para atmosfera.Juntando o dióxido de enxofre e o vapor d’água forma –se o acido sulfúrico que cai sobre a superfície terrestre em forma de chuva.As conseqüências disto são a acidez dos lagos ocasionando o desaparecimento das espécies que vivem neles, o desgaste do solo da vegetação e do monumentos.

ALGUMAS MEDIDAS PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DA POLUIÇÃO DO AR


A existência de uma rigorosa legislação antipoluição, que obrigue as fábricas a instalarem filtros nas suas chaminés, a tratar os seus resíduos e a  usar processos menos poluentes.  
*Penalização para as industriais que não estiverem de acordo com as Leis;
*Campanhas de conscientização da população par os riscos da poluição;
*Cooperação com a entidades de proteção ambiental;
*Investimentos nas fontes alternativas de energias e na elaboração de novos tipos de combustíveis como o álcool vegetal (carros), extraído da cana de açúcar e do eucalipto, e do óleo vegetal (substitui o óleo diesel e o combustível  para avaliação), extraído da mamona, do babaçu, da soja, do algodão , do dendê e do amendoim;
*controle rigoroso dos combustíveis e sobre seu grau de pureza;
*Criação de dispositivos de controle de poluição;
*Vistoria nos veículos automotores para retirar de circulação os desregulados.Nos modelos mais antigos a exigência de instalação de filtros especiais nos escapamentos;
*Aplicação de rodízio de carros diariamente;
*Incentivar as pessoas a deixarem seus carros em casa pelo menos dois dias organizando assim, um sistema de caronas e a utilizarem mais os transportes coletivos;
*Incentivo ás pesquisas para a elaboração de substitutos do CFC;
*Melhor planejamento das cidades, buscando a harmonia entre a natureza e a urbanização;
*Maior controle e fiscalização sobre desmatamento e incêndio nas matas e florestas;
*Proteção e conservação dos parques ecológicos;
*Incentivos á população para plantar árvores;

RECICLAGEM


VOCÊ SABE O QUE É RECICLAR?


Hoje tudo que você adquire pode ser reaproveitado ou reciclado, seguindo a regra dos três R’s pra se educar uma família, uma escola ou uma empresa, os padrões são os mesmos, antes de reciclar pensar em reduzir o consumo de produtos que poluam o meio ambiente, depois pensar na reutilização, a última alternativa á a reciclagem.
É muito simples! É pensar antes de comprar. 40% do que nós compramos é lixo.
Atualmente, vivemos num ambiente onde a natureza é profundamente agredida.Toneladas de matéria-prima, provenientes dos mais diferentes lugares do planeta, são industrializadas e consumidas gerando rejeitos e resíduos, que são comumente chamados lixo.Seria isto lixo mesmo?Lixo e basicamente todo e qualquer material descartado, proveniente das atividades humanas.É importante lembrar que o lixo gerado pelo homem é apenas uma pequena parte da montanha gerada todos os dias, composta pelos resíduos de outros setores. Os diferentes tipos de lixo se classificam de acordo com sua origem:
*Dos espaços públicos:como ruas e praças, o chamado lixo de “varrição”, com folhas, terras, entulhos.
*Dos estabelecimento comerciais: com restos de comida, embalagens , vidros, latas, papéis.
*Das casas: com papéis, embalagens plásticas, vidros, latas, restos de alimentos, rejeitos.
*Das fábricas: com rejeitos sólidos e líquidos.É de composição variada, que depende dos materiais e processos usados.
*Dos hospitais, farmácias e casas de saúde: um tipo especial de lixo, contendo agulhas, seringas, curativos, o chamado “lixo patogênico”, o que produz inúmeras doenças.
Como se percebe em todo o lugar sai lixo.E se a este for dado um destino final inadequado.Por exemplo as embalagens que, quase sempre, não nos servem para nada, que vão direto para o lixo aumentar os nossos restos imortais no planeta.Poderia ser diferente?Tudo sempre pode ser melhor.Pense no resíduo da sua compra antes de comprar.Ás vezes um produto um pouco mais caro tem uma embalagem aproveitável para outros fins.

ESTES SÃO OS 3 R’S:

REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR


Reduzir o desperdício, é a tarefa mais fácil, pois não requer mão de obra ou custo, depende somente de boa vontade.
Reutilizar sempre que for possível antes de jogar fora. Lógico que se não trouxer nenhum dano ou problema.
Reciclar, ou melhor: separar para a reciclagem, pois, na verdade, o indivíduo não recicla ( a não ser os artesãos de papel reciclado).
O número de empresas que hoje especializaram seus serviços em reciclagem são inúmeros.
O termo reciclar, tecnicamente falando, não corresponde ao uso que fazemos dessa palavra pois reciclar é transformar algo usado, em algo igual, só que novo.Por exemplo, uma lata de alumínio, pós-consumo, é transformada, através de processo industrial, em uma lata nova.
Quando transformamos uma coisa em outra coisa, isso é reutilização.O que nós, como indivíduo, podemos fazer é praticar os dois primeiros R’s: reduzir e reutilizar.
Quanto á reciclagem, o que nós devemos fazer é separar o lixo que produzimos e pesquisar as alternativas de destinação, ecologicamente corretas, mais próximas.
Pode ser uma cooperativa de catadores ou até uma instituição filantrópica que receba material reciclável para acumular e comercializar.Existem muitas famílias hoje que sua única fonte de renda vem da venda de matéria prima de reciclagem, por exemplo os catadores de latas e garrafas pets.Trabalhos simples como não jogar papel no lixo de sua casa e sim vende-lo ou procurar algum artesanato que reveste seu trabalho em dinheiro.
Numa empresa foi feito um estudo onde o uso do verso do papel em 35%, tudo isso apenas através da reeducação dos funcionários.O importante é pensarmos sobre os 3 R’s procurando evitar o desperdício, reutilizar sempre que possível e, antes de mais nada, reciclar!

Conheça o que é Reciclável e o que ainda não é Reciclável

PAPEL RECICLÁVEL


Caixa de papelão, jornal, revista, impressos e geral, fotocópias, rascunhos, envelopes, papel timbrado, embalagem longa-vida, cartões, papel de faz, folha de caderno, formulários de computador, aparas de papel, copos descartáveis, papel vegetal, papel toalha e guardanapo.

PAPEL AINDA NÃO RECICLÁVEL


Papel sanitário, papel carbono, fotografias, fitas adesivas, stencil, tocos de cigarros.

VIDRO RECICLÁVEL/ VIDRO AINDA NÃO RECICLÁVEL


Garrafas de bebidas alcoólicas e espelhos, vidros de janelas, Box não alcoólicas, bem como seus de banheiro, lâmpadas cacos.Frasco em geral incandescente e fluorescentes, ( molhos, condimento, cristais, utensílios de vidro remédio, perfume e produtos temperado, vidros de automóveis, de limpeza); ampolas de tubos e válvulas de televisão remédios.Potes de produtos cerâmica, porcelana, pirex e alimentícios marinex.

METAL RECICLÁVEL / METAL AINDA NÃO RECICLÁVEL


Latas de alumínio (cerveja e refrigerante).Sucata de reformas, lata de folha de flandres ( lata de óleo, salsicha e outros enlatados) clipes e grampos, tampinhas, arames, pregos e esponjas de aço, parafusos.Objetos de cobre, alumínio, bronze, ferro, chumbo ou zinco, canos e tubos.

PLÁSTICO RECICLÁVEL / PLÁSTICO AINDA NÃO RECICLÁVEL


Ebonite ( cabos de panelas, tomadas).Embalagens de refrigerantes, de materiais de limpeza, de alimentos diversos.Copos plásticos, canos e tubos, sacos plásticos.
Embalagens Tetrapark ( misturas de papel plásticos e metal).Embalagens de biscoito.

TEMPO DE DEGRADAÇÃO DOS MATERIAIS

A relação de materiais e os seus respectivos tempos de degradação no meio ambiente nem sempre ocorrem conforme os tempos informados nas tabelas.Isso ocorre por uma razão muito óbvia: a degradação dos materiais ocorre em função de uma combinação de fatores, tais como: temperatura, teor de umidade.PH do meio, luminosidade, pressão atmosférica, disponibilidade de oxigênio, dentre outros.Portanto, devemos considerar sob que condições os matérias estão submetidos.Exemplo:O material encontra-se a céu aberto ou enterrado?
Encontra-se numa região úmida e quente, com a floresta amazônica, ou numa região seca e quente durante o dia e fria durante a noite, como o deserto do Saara? Está jogando no rio ( água doce) ou no mar ( água salgada)?Está no raso o no fundo?Encontra-se depositado numa região de água  mais quente( como Nordeste Brasileiro)  ou Encontra-se depositado numa região de água  mais geladas ( como na Antartida)?
O lixo está em nível do mar ou está em nível dos Alpes Suíços?Tome como exemplo o papel:  pegue varias amostras desse material, com o mesmo tamanho e peso, e coloque em diferentes pontos do planeta. Considerando que as condições do meio são diferentes, o tempo de degradação será igual? A atuação dos microorganismos sobre o papel será a mesma nos diferentes locais?Diante de tantas variáveis, seria correto estabelecer tempo de degradação dos materiais, como descrito nas tabelas?Estas tabelas estabelecem narrativas generalizadas comparativas, que sem estes prévios comentários, não são aplicáveis á realidade. Agora tenho certeza de que você mesmo têm  condições de responder.Quanto tempo leva para o papel degradar?

Jornais
2 a 6 anos
Embalagens de Papel
1 a 4 meses
Casca de Frutas
3 meses
Guardanapos de papel
3 meses
Pontas de Cigarro
2 anos
Fósforo
2 anos
Chicletes
5 anos
Nylon
30 a 40 anos
Sacos e Copos Plásticos
200 a 450 anos
Latas de Alumínio
100 a 500 anos
Tampas de Garrafas
100 a 500 anos
Pilhas
100 a 500 anos
Garrafas e Frascos de Vidro ou plástico
Indeterminado


 MEIO AMBIENTE NA SUA EMPRESA

Com o crescimento da preocupação em caráter mundial em se conseguir o desenvolvimento sustentável preconiza pela Rio / 92, e o conseqüente aumento do poder de pressão do consumidor, cada vez mais exigente em termos ambientais, as empresas potencialmente poluidoras estão preocupadas com sua imagem, de maneira que estão procurando adaptar-se aos novos tempos, diminuindo seu potencial poluidor. Por sua vez, a competitividade moderna também exige das industriais adequação a esta tendência ambiental, o que está propiciando o surgimento de industrias de produtos e serviços ambientais, as chamadas “Industriais Verdes”, que têm suas atividades especializada  e direcionadas á criação e desenvolvimento  de processos programas, serviços e equipamentos anti-poluidores que visam diminuir ou eliminar a poluição, como por exemplo, reciclagem de lixo, filtros, catalizadores, etc. Portanto, industrias verdes são aquelas cuja produção está adequada aos novos parâmetros ambientais e estão direcionadas a serviços que visem a diminuição da poluição.
O aumento em nível mundial dos danos ambientais causando pelo desenvolvimento principalmente nos países do primeiro mundo,bem como a crescente conscientização planetária da necessidade de se encontrar barreiras ás ações agressivas ao meio ambiente, surgiu a preocupação de se tentar diminuir o impacto ambiental direto produzido pelos frutos desse desenvolvimento, que são os seus produtos.Conseqüentemente as industrias foram forçadas por esta nova conscientização a adaptarem-se a uma nova realidade mais condizente com os anseios de preservação, sob pena de perda de competitividade.
Uma das formas encontradas para demonstrar essa adaptação, foi a criação de etiquetas ou selos ecológicos , ou verdes, os quais são concedidos a produtos que passaram por um controle de qualidade ambiental e estão aptos a entrar no mercado com menor possibilidade de causar prejuízos ao ambiente. Ao mesmo tempo o selo ecológico passou a ser um incentivo  estimulo a um compromisso ambiental dos fabricantes, bem como também motiva o consumidor a ter uma postura mais consciente da problemática  em questão, selecionando produtos menos danosos.
No Brasil, a ABNT- associação Brasileira de Normas Técnicas, entidade credenciada pela Internacional Organization Of Stndarlizantion-ISSO , está desenvolvendo um selo verde nacional, o qual está em fase de estudo e em nível mundial. A ISO  lançou a série ISO-14000 com vistas a implementar a Qualidade Ambiental nos produtos, fornecendo subsídios para a certificação de produtos corretamente ambientais, os quais poderão ser reconhecidos pelo sistema de rotulagem ambiental, ou selo ambiental.Assim com essa nova forma de garantia  ecológica de produtos industrializados, estaremos combatendo cada vez mais a degradação ambiental com medidas mais concretas e efetivas, propiciando a melhoria da qualidade de vida para as demais espécies do planeta Terra em deposição de igualdade com a União e o Estado, notadamente no que se refere a proteção da  qualidade de vida.
O aparecimento da economia mundial globalizada e suas conseqüências vem trazendo ás empresas oportunidades de expansão e  aquelas que conseguem perceber esta nova tendência mundial, poderão criar mercados cada vez maiores, graça as novas tecnologias da comunicação e seus produtos poderão alcança consumidores de outros países com menos esforço.
Para isso os empresários e as empresas devem desenvolver uma nova filosofia e adequar devem desenvolver uma nova filosofia e adequar seus parques industriais e seus produtos a um fator cada vez mais importante na comercialização o fator ambiental.

OS DEZ MANDAMENTOS AMBIENTAIS


1-ESTABELECER PRINCÍPIOS AMBIENTALISTAS
Estabelecer compromissos, padrões ambientais que incluam metas possíveis de serem alcançada.

2-FAZEM UMA INVESTIGAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS
verificar os recursos utilizados e o resíduo gerado.Conferir se há desperdício de matéria-prima e ate mesmo de esforço humano. A   meta  será encontrada meios para reduzir o uso de recursos e o desperdício.

3-ESTABELECER UMA POLITICA ECOLOGICA DE COMPRAS
Priorizar a compra de produtos ambientalmente corretos.Existem certos produtos que não se degradam na natureza.Procurar certificar-se, ao comprar estes produtos, de que são biodegradáveis.Procurar por produtos que sejam mais duráveis, de melhor qualidade, recicláveis ou possam ser reutilizáveis.Evitar  produtos descartáveis não reciclados como canetas, utensílios para consumo de alimentos, copos de papel, etc.

4-NÃO DESPERDIÇAR
Ajuda a implantar e participar da coleta seletiva de lixo.Você estará contribuindo para poupar os recursos naturais, aumentando a vida útil dos depósitos de lixo, diminuir a poluição, investigar desperdício com energia e água.Localizar e reparar os vazamentos de torneiras.Desligar lâmpadas e equipamentos quando não estiver utilizando.Manter os filtros do sistema de ar-condicionado e ventilação sempre limpos para evitar desperdício de energia eletnca.Usar os dois lados do papel, prefira o e-mail ao invés de imprimir cópias e guardar seus documentos em disquetes, substituindo o uso do papel ao Maximo.Promover o uso de transporte alternativo ou solidário, como planejar um rodízio de automóveis para que usem bicicletas, transporte público ou mesmo caminhem para o trabalho.Considerar o trabalho á distancia, quando apropriado, permitir que os funcionários trabalhem em suas casas pelo menos um dia na semana utilizando correio eletrônico, linhas extras de telefone e outras tecnologia de baixo custo para permitir que os funcionários se comuniquem da suas residências com o trabalho.

5-EVITAR POLUIR SEU MEIOAMBIENTE
fazer uma avaliação criteriosa e identificar as possibilidades de diminuir o uso de produtos tóxicos.Fazer um plano de descarte, incluindo  ate o que não aparenta ser prejudicial como pilhas e baterias, cartuchos de tintas de impressoras, etc.Fazer a  regulagem do motor dos veículos regulamente e manter a pressão do pneus nos níveis recomendáveis.Assegure-se que o óleo dos veículos está sendo descartado da maneira correta pelos mecânicos.

6-EVITAR RISCOS          
Verificar cuidadosamente  todas as possibilidades  de riscos de acidentes ambientais e tornar a iniciativa ou participar do esforço para minimizar seus efeitos.Não espere acontecer um problema para só ai se preparar para resolver.Participar de treinamentos e da preparação para emergências.

7-ANOTAR SEUS RESULTADOS
Registrar cuidadosamente suas metas ambientais e os resultados alcançados.Isso ajuda não só que você se mantenha estimulado como permite avaliar as vantagens das medidas ambientais adotadas.

8-INCENTIVAR SEUS COLEGAS
Falar com todos a sua volta sobre a importância de origem de forma ambientalmente correta.Sugerir e participar de programas de incentivos como a nomeação periódica de um “campeão ambiental” para aqueles que se destacam na busca de formas alternativas de combate ao desperdício e praticas poluentes.

9-COMUNICAR-SE
No caso de problemas que possam prejudicar sue vizinho ou outras pessoas, tornar a iniciativa de informa em tempo hábil para que possam minimizar prejuízos.Buscar manter uma atitude de dialogo com o outro.

10-ARRANJAR TEMPO PARA O TRABALHO VOLUNTÁRIO
Não adianta ficar só estudando e conhecendo mais sobre a natureza.É preciso combinar estudo e reflexão com ação.Considere a possibilidade de dedicar uma parte do tempo, habilidade e talento para o trabalho voluntário ambiental a fim de fazer a diferença dando uma contribuição concreta e efetiva para a melhoria da vida do planeta.

POLUIÇÃO

TIPOS DE POLUIÇÃO

Dependendo do elemento atingido, a poluição pode ser denominado de:

1-POLUIÇÃO HÍDRICA
Conforme consta no decreto n.73.030/73 , art. 13,1º, poluição da água é qualquer alteração de suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, que possa importar em prejuízo á saúde, á segurança e ao bem estar das populações, causar dano á flora e a fauna, ou comprometer o sue uso para fins sociais e econômicos.Quando se fala em poluição das águas devem ser abrangidas não só as águas superficiais como também as subterrâneas.
Uma das principais fontes de poluição das águas são os resíduos urbanos, tanto os industriais quanto os rurais, que são despejados voluntária ou involuntariamente.Como exemplo de materiais tóxicos que normalmente são despejados nas águas destacam –se metais nitrados e pesticidas.Estes poluentes representado grande ameaça a qualidade da água, á saúde e o meio ambiente,pois são organismo vivos, e, conseqüentemente á cadeia devem ser tomadas no sentido de recuperação dos rios e mananciais atingidos pela poluição para que se garanta á população o abastecimento de água não infectada.Dentre essas medidas, ressalta-se o tratamento do esgoto urbano.

2-POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
Para que se entenda melhor o que é poluição atmosférica, é de suma importância que se conheça a composição normal do ar , que pode ter alguma variação de região para região, exposta a seguir:

  

GÁS CONCENTRAÇÃO (porcentagem)

Nitrogênio ( N2 )                          78,03                            
Oxigênio ( O2)                             20,99                                      
Argônio ( Ar )                               0,94ppm**                               
Dióxido de carbono ( CO2 )      340,0*                           
Neônio ( Ne )                              18,0                                       
Helio (He )                                   5,0                                         
Metano ( CH4 )                          1,5                                          
Hidrogênio ( H2 )                       0,5                                         
Oxido de Nitrogênio (N2O)      0,3*                                 
Dióxido de nitrogênio (NO2)   0,3*                             
Monóxido de Nitrogênio (NO) 0,1*                              
Monóxido de carbono ( CO)    0,1*                            


Feita essa breve exposição, podemos definir a poluição do ar como “a modificação da sua composição química, seja pelo desequilíbrio dos seus elementos constitutivos, seja pela presença de elementos constitutivos, seja pela presença de elemento químico estranho, que venha causar prejuízo ao equilíbrio do meio ambiente e conseqüentemente á saúde dos seres vivos.

A POLUIÇÃO DO AR E CLASSIFICADA EM:
Poluição pelos detritos industriais; poluição pelos pesticidas e, poluição radioativa.
Fontes de poluição atmosférica são:
*Fixas ( Industrias, hotéis, lavanderias, etc.)
*Móveis ( veículos automotores, aviões, navio trens, etc. )

Fatores que causam a poluição do ar:
*Fatores naturais são: aqueles que têm causas nas forças da natureza, como tempestades de areia, queimadas provocadas por raios e as atividades vulcânicas.
*Fatores artificiais: são aqueles causados pela atividade do homem, como a emissão de combustíveis de automóveis, queima de combustíveis fósseis em geral, materiais radioativos, queimadas, etc.
  


Poluentes mais comuns do ar e suas principais fontes:


POLUENTES


PRINCIPAIS FONTES (PRECURSORES)
Hidrocarbonetos
Emissões de veículos, refinarias de petróleo e vegetação
Sulfetos
Usinas termoelétricas, fornos a carvão, metalúrgicas, vulcanização, industria de fertilizantes e pântanos.
Mercaptanas
Refinaria de petróleo e industrias de celulose.
Hdrocarbonetos clorados
Pesticidas, lavanderias e propelentes de aerossóis.
Dióxido de enxofre
Combustões, olarias, usinas termoelétricas, refinaria de petróleo, usinas de ferro/aço, industria de fertilizantes de plantas.
Óxido de nitrogênio
Emissões de veículos, industria de fertilizantes.
Ácido Nítrico
Conversão do NO2
Monóxido de carbono
Emissões de veículos e oxidação de terpenos (vegetação ).
Dióxido de carbono
Combustões em geral/ emissões de veículos.
Amônia
Fábrica de fertilizantes e de amônia.
Ozônio
Na troposfera, principalmente: hidrocarbonetos + óxido de nitrogênio + luz.
Material particular ( poeiras )
Emissões de veículos, refinarias de petróleo, usinas a gás, geração eletricidade, de incinerações- fábricas de cimento, cerâmicas estufas e carvão, fornos e,  entre outras, conversão gás-  partícula.


     Já entre as mais graves conseqüências da poluição atmosférica podemos citar a chuva ácida, o efeito estufa e a diminuição da camada de ozônio.

CHUVA ÁCIDA:
A chuva será considerada ácida quando tiver um pH inferior a 5.0, ocorrendo não apenas sob a forma de chuva, mas também como neve, gelada ou neblina.
Decorre da queimada de combustíveis fósseis, produzindo gás carbônico, formas oxidadas de carbono, nitrogênio e enxofre.Esses gases, quando liberados para atmosfera, podem ser tóxicos para os organismos.
O dióxido de enxofre provoca a chuva ácida quando se combina com a água presente na atmosfera, sob a forma de vapor.As gotículas de ácido sulfúrico resultantes dessa combinação geram sérios danos ás áreas atingidas.
Além dos sérios danos ao meio ambiente natural, as chuvas ácidas também constituem séria ameaça ao patrimônio cultural da humanidade, corroendo as obras talhadas em mármore, que por ser uma rocha calcária, dissolve-se sob a ação de substâncias ácidas.

EFEITO ESTUFA

Fenômeno de elevação da temperatura média da terra, que ocorre pelo aumento considerável na concentração de gás carbônico na atmosfera, provocado principalmente pela queima de combustíveis fósseis e desmatamentos, formando assim uma espécie de “coberta” sobre a Terra impedindo a expansão do calor.
O crescente aumento do teor do gás carbônico na atmosfera faz com que a  temperatura da Terra esteja em constante crescimento o que pode ocasionar grandes distúrbios climáticos.

DIMINUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO:
O ozônio está presente na troposfera, que é a camada da atmosfera em que vivemos, e também em zonas mais altas da estratosfera, entre 12 e 50 km de altitude, tendo como função proteger o planeta da incidência direta de grande parte dos raios ultravioleta, que é dos componentes da radiação solar.
Com a diminuição dessa camada de ozônio, os raios ultravioleta atingem a Terra de forma mais brusca, provocando graves doenças no ser humano, como câncer de pele, distúrbios cardíacos e pulmonares, queimaduras, problemas de visão , etc.O ambiente também é diretamente atingido pelas modificações na cadeia alimentar, visto que certas espécies de animais e plantas são extremamente sensíveis a radiação, como os anfíbios anuros ( sapos, rãs e pererecas).Além disso, a destruição desta camada de ozônio pode contribuir com o derretimento de parte do gelo da calota polar, causando o superaquecimento do planeta.
Uma das grandes causas da diminuição da camada de ozônio tem sido a liberação de composto químicos industriais na atmosfera, denominado de CFC ( clorofluorcarbono), que é um gás não tóxico, inodoro, e quimicamente inerte.É usado em grande escala como agente refrigerador de geladeira e aparelhos de ar-condicionado, na manufatura de espuma de plástico e principalmente como propelente de sprays enlatados, e sua inércia química torna-o capaz de atingir grandes altitudes sem se modificar, até alcança a estratosfera, onde a radiação ultravioleta provida do sol provoca a sua quebra.O cloro é liberado, reagindo com o ozônio, e desmembrando-o em uma molécula e um átomo de oxigênio.

3.POLUIÇÃO DO SOLO:
Conforme estabelece o decreto nº 28.678/82, art 72, poluição do solo e do subsolo consiste na deposição, disposição, descarga, infiltração, acumulação, injeção ou enterramento no solo ou no subsolo de substância ou produtos poluentes, em estado sólido, liquido ou gasoso.
O solo é um recurso natural básico constituindo um componente fundamental dos ecossistemas e dos ciclos naturais, um reservatório de água, um suporte essencial dos sistemas e dos ciclos naturais, um reservatório de água, um suporte essencial do sistema agrícola e um espaço para as atividades humanas e para os resíduos produzidos.
Degradação do solo por meio da:
*Desertificação;
*Utilização de tecnologias inadequadas;
*Falta de práticas de conservação de água no solo;
*destruição da cobertura vegetal.

A contaminação dos solos dá-se principalmente por resíduos sólidos e líquidos águas contaminadas, efluentes sólidos e líquidos, efluentes proveniente de atividades agrícolas, etc. Assim , pode-se concluir que a contaminação do solo ocorrerá sempre que a houver adição de compostos ao solo, modificando suas  características naturais e as suas utilizações, produzindo efeitos negativos, chamados de poluição.
No controle da poluição do solo é valido citar o exposto pela CETESB, ressaltando que o controle da qualidade do solo envolve vários aspectos: produção agrícola ou pastoril, qualidade dessa produção, planejamento urbano, conservação ou prevenção das matas e florestas, etc. Vide o seu site www.cetesb.com.br

4-POLUIÇÃO SONORA
Segundo a CETESB, em definição citada por Luis Paulo Sirvinskas (tutela Penal do Meio Ambiente. Ed.Saraiva, 1998), poluição sonora é a produção de sons, ruídos ou vibrações em desacordo com a precauções legais, podendo acarretar problemas auditivos irreversíveis, perturbar o sossego e a tranqüilidade alheias.
A poluição sonora pode  causar ainda mau humor, doenças cardíacas e, conseqüentemente queda na produtividade física e mental.
Esse tipo de poluição tem como causas principalmente o barulho de automóveis, aviões, obras, gritarias, etc., podendo ser mais ou menos nociva, conforme sua duração, repetição e intensidade (em decibéis). Ultimamente  temos observado que a imprensa em geral tem dado atenção  ruídos ou barulhos principalmente em bares, casas noturnas.Não é para menos, já que a aglomeração de pessoas, casas residências e comerciais está crescendo assustadoramente nas grandes cidades, o que torna as pessoas expostas a todas as formas de barulhos.
A poluição sonora dá-se através do ruído que é o som indesejado, sendo considerada uma das formas mais graves de agressão ao homem e ao meio ambiente.
Segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS) o limite tolerável ao ouvido humano é de 65 dB(A), assim disso o nosso organismo sofre de estresse, o qual aumenta o risco de doença.Com ruído acima de 85 dB(A), aumenta o risco de comprometimento auditivo.Sabe-se também que quanto mais tempo exposto, maior o risco da pessoa sofrer danos.
Quanto a estes dois fatores são determinantes para a sua amplitude: o tempo de exposição e o nível do barulho a que se expõe a pessoas ou pessoas, sendo de ser observar que cada caso tem suas características e seu grau de conseqüência, o que  exige estudos específicos para cada um.
Em se tratando de poluição sonora restrita a uma determinada região ou área o problema torna-se muitas vezes de pequena proporção, mas quando ela atinge grande parte da cidade, como no caso de transito intenso e corredores de trafego a questão passa a ser mais ampla e generalizada, pois além de ofender os moradores próximo ás vias públicas barulhentas, atinge também os que passam por elas, tornando-se assim um problema de saúde publica.Já, na área trabalhista uma das principais causas da incapacidade funcional tem sido a perda da audição pela ocorrência de excesso de baralho no ambiente de trabalho.No âmbito doméstico a poluição sonora ocorre pela emissão de ruídos acima das especificações produzidos por eletrodomésticos.

5-POLUIÇÃO VISUAL.
Trata-se da degradação do meio ambiente natural ou artificial que provoca incômodo visual.O excesso de outdoors, propagandas, cartazes, etc., faz com que a cidade feia, ainda a torna cada vez mais suja, devido aos papeis que são jogados na rua.
A gravidade destes tipos de poluição será ainda maior se o bem lesado for um bem tombado.

6-POLUIÇÃO LUMINOSA.
Uma das mais formas de poluição é a poluição luminosa, caracterizada pelo excesso de brilho artificial produzido pelo homem nos centros urbanos e que tem prejudicado as condições de visibilidade noturna dos corpos celestes.Esse tipo de poluição vem sendo detectada por estudiosos e consta no site da Royal Astronomical Society(www.ras.orq.uk).A poluição luminosa vem prejudicando a paisagem celeste noturna, impedindo o estudo dos astrônomos, tanto amadores, quanto profissionais, bem como todos aqueles que querem usufruir da visão das estrelas.AA paisagem celeste deve, como todo bem ambiental, ser preservada. Daí a importância dos estudos nesta área para tentar diminuir este prejuízo visual que já atinge grande percentual de pessoal em todo o mundo.

7-POLUIÇÃO RADIOATIVA.
Para que se fale em poluição radioativa, devemos primeiramente definir radiação.Radiação é o efeito químico proveniente de ondas e energia caloríficas luminosas, etc. Existem três tipos de radiação: raios alfa e raios beta, que têm a absorção mais fácil, e raios gama, que são muito mais penetrantes que os primeiros já que se tratam de ondas eletromagnéticas.O contato continuo á radiação causa danos aos tecidos vivos, tendo como principais efeitos á leucemia, tumores, queda de cabelo, diminuição da expectativa de vida, mutação genéticas, lesões a vários órgão, etc.
Assim, poluição radioativa é o aumento dos níveis naturais de radiação por meio da utilização de substância radioativas naturais ou artificiais.
A poluição radioativa tem como fontes:
*Substâncias radioativas naturais: são as substâncias que se encontram no subsolo, e que acompanham alguns materiais de interesse econômico, como petróleo e carvão que são trazidas para a superfície e espalhadas no meio ambiente por meio de atividades mineratórias;
*Substância radioativas artificiais: substâncias que não são radioativas, mas que nos reatores ou aceleradores de partículas são “provocadas”.
A fonte de poluição radioativa predominante é a natural, pois a poluição natural da Terra é muito grande, decorrente  do decaimento radioativo do urânio, do tório e outros radionuclídeos naturais.
Finalmente, devemos lembrar que a poluição radioativa provém principalmente de industrias, medicina, teste nucleares, carvão, radônio, fosfato, petróleo, minerações, energia nuclear, acidente radiológicos e acidentes nucleares.
Por ultimo podemos observar que em qualquer dos tipos acima expostos, a poluição pode ocorrer principalmente por meio de:
*Agentes bacteriológicos tendo como causas esgoto e adubos, e consistindo na contaminação por bactérias, vírus e outros micróbios portadores de doenças.
*Agente químicos tendo como causas óleo, inseticidas, detergentes sintéticos, adubos químicos e esgotos, e consistindo na contaminação por meio de elementos químicos que podem destruir a fauna e a flora;
*Agentes físicos: tendo como causas erosão, húmus, vegetação e a própria atividade humana, resultando alteração de cor, gosto, cheiro e temperatura da água;
*Partículas radioativas: caracterizada pela presença de materiais radioativos das centrais ou explosões nucleares.

“Nossa espécie tem usado mais a capacidade de modificar o meio ambiente para piorar as coisas que para melhorar. Agora precisamos fazer o contrário, para nossa própria sobrevivência.Reveja seu dia-dia e tome as atitudes ecológicas que julgar mais corretas e adequadas.
Não espere que alguém venha fazer isso por você.Faça você mesmo”.
 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada